segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bom dia caríssimos!

Vamos começar o dia da melhor maneira possível... Trabalhar no projecto de SIDPI (ie, Sistemas de Informação, Documentação e Propriedade Industrial) que segundo se consta é uma coisa MUITO importante, isto da propriedade industrial. 


Ora bem, analisando os factos: eu tenho uma ideia, a minha ideia é exposta a uma determinada pessoa encarregada da tal não sei quê da propriedade industrial (um gabinete ou something). Ela ANALISA a minha ideia e depois é que decide se pode ser patenteada ou não.   (...)
Vejamos: Eu tenho uma ideia, a ideia é MINHA. Porque carga de água é que eu vou ter que a partilhar com alguém que pouco percebe do assunto que a vai dizer a uma cambada de marmanjos que a vão testar... E quem é que me garante que não ficam com ela? Ah, não ficam com ela porque supostamente tenho que assinar um contrato de confidencialidade, em como não digo a minha ideia a mais ninguém e eles também não. Mas quando nos foi apresentado este tema, ninguém nos falou nas consequências de eu/um deles sermos uns bufos...
Das duas, uma:

Hipótese a)                                                   

















Hipótese b)














Eu voto na b).
Se houver alguém que me explique isto da propriedade industrial, ficarei eternamente grata.


Tenham um bom dia :* 

5 comentários:

  1. A b) deve ser mais horripilante para ti, dada a aversão a gatos! XD

    Podes sempre ir assinar um contrato de confidencialidade com um bastão de baseball às costas, tenho a certeza que eles não se bufam.

    Já agora, depois da ideia patenteada esta pode ser divulgada ao público sem problemas certo?
    É que sou um pouco a favor do movimento BioPunk que incide, entre outras coisas, na divulgação livre do conhecimento.

    ResponderEliminar
  2. Tudo o que for patenteado só chega ao público ao fim de 20 anos. O procedimento claro está, a ideia surge imediatamente quando a patente é lançada, até porque tu consegues ter acesso a qualquer patente.

    Exemplo, a coca-cola. Não está patenteada, é um super-segredo. Se ela estivesse patenteada, ao fim de 20 anos da descoberta a receita caía em domínio público.

    ResponderEliminar
  3. Que estupidez realmente... Mas pronto, ao menos já sei que posso ganhar um prémio NÓÓbÉÉl patentear a ideia e continuar com as minhas convicções. XD

    ResponderEliminar
  4. A primeira coisa que fazes com a tua ideia quando a tens é ir ver se pode ou não ser patenteada. Porque se por acaso publicas numa revista um artigo sobre isso, depois já não podes patentear! Quanto ao Nobel não sei como funciona, mas suponho que a patente vem sempre primeiro. Se não vem a Elvira atrás de ti...

    ResponderEliminar
  5. Não me importo que venha, ela é um máximooooooOOOoo.

    ResponderEliminar